terça-feira, dezembro 01, 2009

O Ego e as Relações Profissionais

Ego é o centro da consciência de um ser humano. É a somatória de idéias, pensamentos, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, a consciência que cada ser tem se si, à percepção da própria identidade e, até mesmo, ao orgulho próprio.
O Ego, por passar uma sensação de consistência, tenta contrapor-se a qualquer coisa que possa ameaçá-lo. E é exatamente aí que ele se torna perigoso nas relações profissionais. O Ego está intimamente ligado ao orgulho próprio, mas não é só isso. Via de regra, quando o ego é exagerado ele se torna prejudicial, pois a pessoa perde a visão sistêmica, deixa de entender a dinâmica do todo, de perceber que não está só, que todas as suas ações têm consequências e, com as escolhas voltadas apenas para si mesma e para o próprio benefício, ela deixa de ter os melhores resultados.
No entanto, quando o Ego faz a pessoa confiar em si mesma e valorizar o seu potencial, ele pode ser altamente positivo. Porém, se ele ofusca a "visão" de um profissional que se sente "o melhor dos melhores" e, com isso, torna-se prepotente e arrogante acabando com a sua capacidade de trabalhar em equipe o ego pode ser maléfico. E mais, sua vida pessoal também sofre as consequências, pois estes profissionais normalmente possuem seus relacionamentos prejudicados.
A expressão "Ego Inflado", refere-se a um aparente excesso de confiança em si mesmo, um sentimento de superioridade aos demais, e isso transparece em condutas arrogantes. Comumente, essa máscara esconde um sentimento de inadequação, de inferioridade e de insegurança. A pessoa coloca-se como dona da verdade, fechando-se para as contribuições dos colegas, tornando-se menos colaboradora pela necessidade de se destacar ou dominar os demais.
Um profissional com "ego inflado" pode até ser competente, mas apresenta dificuldade no trabalho em equipe, porque carece de inteligência emocional e de inteligência social e isso prejudica totalmente sua carreira.
É possivel uma pessoa ter confiança, e dar-se o devido valor, sendo humilde, isso acontece quando ela não se compara com os outros, quando não usa suas conquistas e habilidades como meio de provar aos outros que são piores, quando não fere os valores dos outros à sua volta.
Muitas vezes, pessoas que conquistam bens materiais ou posições de destaque tendem a confundir-se com seus egos. E precisam urgentemente perceber que não somos a imagem criada por nossas profissões ou conquistas. Somos uma essência bem mais profunda do que essa superficialidade. O silêncio interior permite que possamos ouvir mais do que falar. A paz de espírito, permite que não precisemos provar nada aos outros o quão bons nós somos. Todos nós, todos os seres humanos, somos dignos dessa essência. Temos o nosso "lado iluminado" e, quando permitimo-nos trazê-lo à tona, tornamos pessoas do bem, ímãos de pessoas, ímãos de negócios de sucesso, de extraordinária liderança e, consequentemente, recebemos mais em nossa vida daquilo que realmente tem VALOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário