segunda-feira, novembro 30, 2009

As Duas Dimensões de Inconsciente: Positiva e Negativa

Como discutíamos anteriormente, é a psiquê que faz o primeiro desenho, a primeira forma da realidade, portanto, ela é o ponto de partida para qualquer resultado que se queira atingir. Porém, está na capacidade e no potencial do sujeito tomar consciência desde o ponto de partida. Uma análise mais profunda evidencia que tanto o sucesso como o insucesso nasce da mente, tem seu início no interno da pessoa, portanto são causas psíquicas que estruturam o somático.
Devemos sempre ter presente que existem duas dimensões INCONSCIENTES: uma Positiva e outra Negativa.
O Inconsciente Negativo é formado por um somatório de traumas, de experiências dolorosas, de aspectos da educação e da cultura que oprimiram o sujeito, por isto, foram removidas em uma sede fora da consciência, que muitas vezes pode nos levar a auto-sabotagem.
Na dimensão Positiva: há a fonte da vida, o núcleo da essência, da inteligência, o núcleo da formalização da idéia, o pensamento, o desenho de uma realidade nasce sempre de uma das dimensões do inconsciente.
Do núcleo Positivo e natural do homem decorre todo o sucesso, quer na saúde orgânica, emocional, mental, quer na eficácia de uma relação, de um empreendimento ou de qualquer conquista. Enquanto, que da parte Negativa, nasce tudo aquilo que é limite e frustração no homem, na base das perdas o Inconsciente Negativo desencadeia situações e acontecimentos que são contra o próprio sujeito.
O ser pensante é o homem. É ele o ser criativo, o inventor que imagina e desenha a realidade com sua mente. Tudo no início é um processo mental, é uma engenharia interna: da produção de um filme, da tática de uma guerra, da escrita de um romance, da idéia de uma empresa, até as pequenas coisas pessoais cotidianas são traçaddos feitos com a mente. Portanto, é esta a sede onde está o primeiro poder e as primeiras ferramentas para controlar a realidade. É uma tecnologia interna, totalmente subjetiva, e quase sempre inconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário