sexta-feira, dezembro 18, 2009

Em busca do primeiro emprego - Não tenha medo do NÃO!

Você, enquanto pequeno é corajoso, destemido, acredita que tudo pode e muitas vezes está certo. Cresce, conquistando seu espaço e criando o seu futuro. Poucas vezes se rende a argumentos com os quais não concorda e a palavra “não” aparentemente é desconhecida para você. Sua capacidade de aprendizado e realização são infinitas.

Você não espera que lhe digam o que fazer, toma iniciativa e vai em frente. Se não der certo, fará de novo, tentará até conseguir. Às vezes a frustração é grande, joga as coisas fora, quebra tudo, chora, mas daqui a pouco recomeça...

Um dia aquela criança que tudo podia cresce e vai para a faculdade. Começa a ver um novo mundo se abrindo e outro fechando.

Dentro dos livros o mundo é conquistável, fora deles as restrições são enormes. Você é jovem, imaturo, não tem experiência, e as oportunidades para alcançar os seus objetivos parecem não existir. Quando lhe perguntam o que você já realizou nessa nova fase?

Você fica em silêncio, mas sua alma grita: Estou começando agora, só quero uma oportunidade para colocar em prática o que aprendi... Antes projetava um castelo de areia e o realizava, ia à lua, visitava as estrelas, realizava sonhos sem ter que enviar um curriculum e ouvir que não tinha experiência. Ah, o mundo mudou! Esta é uma nova fase onde os adultos só aceitam aqueles que demonstrem já ter feito algo.

Você olha para seu entrevistador e tem vontade de perguntar: Há quantos anos você está nessa empresa realizando os seus sonhos? Sabe, com esses anos todos trabalhando aqui você deve ter realizado muitos, poderia me contar como conseguiu a sua primeira oportunidade? Você teria disposição para me ajudar a realizar o meu primeiro sonho em sua empresa? Prometo ajudá-lo a realizar aqueles que você ainda não alcançou! Ao ouvir não, o pré-requisito para trabalhar aqui é ter experiência comprovada.

Então, você volta ao mercado e a criança dentro de você lhe diz: Não seja bobo, eles não conseguem ver o que você vê. Lembra daquele castelo de areia que não ficava em pé? Um dia você conseguiu construí-lo, não? Andou de bicicleta apesar dos tombos, aprendeu a acertar a bola na cesta, fazer cálculos matemáticos complexos, usar o computador melhor do que muitos que o tempo todo pediam orientação. Aprendeu a fazer amigos, superar dificuldades e só aceitar o não quando os argumentos fossem definitivamente irrefutáveis, mas agora.... Agora a palavra não passou a inibi-lo.

Ora, perca o medo do não, você é quem vai construir o futuro...Fale de seus sonhos, não se importe com o não, muitos deles serão uma benção e irão conduzi-lo ao lugar onde seus sonhos poderão ser realizados. O que quer que seja que você sonhe poderá realizar. Alguns sonhos serão mais fáceis do que outros, mas todos podem ser realizados.

Ainda que a última moeda que possua faça a ligação definitiva com a oportunidade. Os homens só não realizam mais sonhos porque muitos jovens desistem no meio do caminho e pessoas experientes pararam de sonhar a muito tempo.

Não,
é uma palavra muito pequena, tem apenas três letras, a metade das letras que compõem sonhos. Não permita nunca que os obstáculos que encontrar, sendo metade das oportunidades que desenvolver, impeçam suas realizações.
Quando a palavra não for pronunciada que seja pela sua própria boca : Não, não aceito que me impeçam de realizar os meus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário