sábado, agosto 14, 2010

Modelo de Capacitação e Gestão por Competências

O que é Perfil?

"Conjunto de competências relativas ao desempenho de um determinado cargo ou função."

O que é Competência?

“Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável de atividade de alguém e se relaciona com o seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento”.

HABILIDADES: é agir com talento, utilizando a capacidade e técnica, obtendo resultados positivos. É O PODER FAZER.

CONHECIMENTOS: conjunto de informações e conceitos que a pessoa armazena. É O SABER FAZER.

ATITUDES: conjunto de valores, crenças e princípios, formados ao longo da vida, é o padrão comportamental que determinam nossas atitudes. É O QUERER FAZER.

Para todas as atividades que desempenhamos, precisamos de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas que são nossos diferenciais de entrega de resultados; portanto, podemos definir competências como:

“Conhecimentos, habilidades e atitudes que disponibilizadas adequadamente têm impacto no desempenho e na entrega de resultados para o ambiente organizacional”.

Isto significa que não adianta ter um bom conhecimento técnico e não ter um perfil comportamental compatível com o bom desenvolvimento das atividades, bem como orientado pela estratégia do negócio.

Existem, ainda, três tipos de dimensões de competências que o profissional precisa analisar para o desenvolvimento do Modelo de Capacitação e de Gestão por Competências, que são:

Competências Estratégicas ou Diferenciadoras

As competências organizacionais, também chamadas de “core competencies” são aquelas que diferenciam a organização e geram vantagem competitiva. São identificáveis a partir do entendimento da missão empresarial e dos valores organizacionais, e que fazem frente à concorrência, como sendo parte de sustentação do negócio. São escritas de maneira genérica e obrigatoriamente têm de ser comunicadas a todos funcionários, pois as mesmas fazem parte do diferencial estratégico existente ou a ser alcançado.

- Visão Estratégica;
- Pensamento Sistêmico;
- Gerenciamento de Mudança;
- Conhecimento do Negócio;
- Estilo Empreendedor.

Competências Funcionais ou de Gestão

Conjunto de competências que são respectivamente as intrínsecas ou estruturais, bem como as gerenciais ou de gestão, necessárias para o bom funcionamento da organização e que são percebidas pelos clientes externos.

- Gerenciamento de Projetos;
- Planejamento, Organização, Controle e Análise de Informações;
- Processos Organizacionais;
- Qualidade dos Trabalhos;
- Produtividade.

Competências Técnicas e Comportamentais

Competências que promovem o bom funcionamento de processos internos e sistemas de trabalho, que estimulam o desenvolvimento do clima de trabalho: dinamismo, relacionamento humano e trabalho em equipe e aquelas ligadas a execução de atividades tais como: fatores de produtividade, qualidade e metodologias de trabalho e organização.

- Liderança de pessoas;
- Capacidade de análise;
- Relacionamento humano;
- Comunicação verbal e escrita;
- Flexibilidade, adaptabilidade;
- Conhecimento Técnico da Especialidade.

Um comentário:

  1. Muito bom, ótimo post.
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