terça-feira, agosto 10, 2010

O QUE É SER EMPREENDEDOR?


“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias."


“Empreendedor, trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando a partir daí um novo negócio."

A autodisciplina, ação e visão de negócio é o estilo comportamental que mais identifica as pessoas empreendedoras. Possuem características como: são inovadoras, inquietas, criativas, ousadas, além de terem sempre a sua visão voltada para o futuro. Por isso, elaboram todo um planejamento que vai permitir-lhes criar as condições vitais para o alcance dos seus objetivos, e têm sempre em mente que é importante alcançá-los tanto no plano profissional, quanto no familiar e pessoal. Motivadas por isto, criam sempre oportunidades e se envolvem com elas, entregando-se de corpo e alma para alcançar seus objetivos.


Para alguns, o sucesso dos negócios é pura sorte, mas para o empreendedor, é apenas o resultado de sua visão acompanhada de uma ação, pois, todos os dias são feitos para se realizar algo. Não ficam reclamando do sol ou da chuva, porque estão ocupados em atingir o que planejaram para sua vida. Os obstáculos que surgem são retirados de sua frente com trabalho e garra, não servindo nunca como “desculpas” para afastá-lo de seus objetivos.


A ousadia é outra característica de pessoas de sucesso. Até mesmo porque, para empreender no Brasil só mesmo com muita garra e perseverança. As dificuldades são extremas e poucas pessoas têm coragem para enfrentar os desafios que surgem em seu caminho.


O verdadeiro empreendedor não busca em primeiro lugar o lucro, porque sabe que ele será o resultado das ações da empresa. Ele tem que estar sempre ligado ao mundo, buscando cada vez mais novos conhecimentos para enfrentar os desafios.


Entretanto, qual será a razão para que alguns empreendimentos sejam bem sucedidos e outros fracassarem? Entre os diversos motivos, estão principalmente à falta de planejamento, pesquisa, conhecimento do negócio e do mercado.


Outro fator é que existem pessoas que não possuem características comportamentais empreendedoras necessárias para os negócios como coragem para assumir riscos, persistência, planejamento, rede de contatos, comprometimento, entre outras, ou se as têm, não as aprimoraram para se lançarem no mercado preparados para tal desafio.


Outro fator muito importante é que se deve ter um profundo conhecimento do negócio em que deseja empreender. Muitas pessoas têm idéias, porém ficam somente nelas, não passando nunca para a ação, atitude necessária para transformá-las em realidade e então fazendo as coisas acontecerem. E isto somente ocorrerá se a pessoa tiver uma verdadeira paixão por aquilo que faz, pois este é o combustível necessário para entusiasmar-se por seu projeto de vida.


O verdadeiro empreendedor é um campeão que não desiste fácil, pois acredita em sua capacidade, e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais. Não fica esperando a vida passar. Ele somente tem olhos para o futuro, sendo capaz de investir todo seu tempo na realização de seus sonhos!

Um comentário:

  1. Muito bom, ótimo post.
    http://www.saudeevida.com.br/
    http://www.saudeevida.com.br/
    http://www.saudeevida.com.br/

    ResponderExcluir