sábado, junho 05, 2010

Precisamos tanto de fé quanto de otimismo para agir


Há uma linha tênue separando essas duas formas de acreditar. A diferença não é apenas semântica, mas prática—embora inconsciente— e saber diferenciá-las talvez, apenas talvez, evite frustrações no trabalho e na vida pessoal.

Fé é crer quando tudo indica o contrário. “Fé é dar o primeiro passo antes de ver toda a escadaria”, disse Martin Luther King.

Otimismo é crer quando você já fez certo e acredita fortemente nisso. Há uma citação de Robert Brault fantástica: “Um lápis mede aproximadamente 17cm com uma borracha de apenas 1cm para o caso de você pensar que o otimismo acabou.”

Sem entrar no aspecto religioso, pensando do ponto-de-vista antropológico, como a maioria de nós age quando temos fé? O filósofo contemporâneo John Dewey dizia que “fé é não se preocupar”. Exatadimente! Por essência, a fé é um acreditar cego, você não duvida nem contesta, tudo que tem que fazer é acreditar — e não se esquecer de agir. Você dá um passo e acredita que a fé dará mais dois por você. Não raro, a fé leva pessoas a não agir ou a fazer muito menos do que poderiam. Um exemplo trivial: pessoas dizem “se eu ganhasse na loteria…”, mas quantas apostam com frequência? Loteria é algo baseado estritamente em fé.

O otimismo é um acreditar menos transcendental, mais realista, pode-se dizer... Requer algo factual pra ser acreditado. Você acredita que entrar naquele determinado segmento, por exemplo, vai dar certo porque irá oferecer versões personalizáveis — ao contrário dos concorrentes — a um custo menor.


Diante disso, você e sua equipe trabalham duro, colhem mais dados, constroem protótipos, testam, o público aceita e o produto é lançado. Você se sente otimista e faz projeções de aumentar o faturamento da empresa em 20% nos três primeiros meses. Você está sendo otimista porque tem motivos pra acreditar nisso.

Outro exemplo é o futebol. O último colocado de um campeonato tende a jogar com base na fé, já o que está em posição líder tende a jogar com otimismo. Mais vitórias significam maior otimismo. Mais derrotas significam baixa auto-estima e a única coisa com que se pode contar é a fé.

Resumindo, a fé leva você a acreditar mais, porém a agir pouco. Enquanto o otimismo leva você a agir, acreditar, e agir mais ainda. Você pode construir subsídios que geram otimismo, mas não fé. A fé vem de dentro (algo inexplicável), o otimismo vem de fora (cenário positivo).


O melhor que podemos extrair disso tudo é que precisamos tanto de FÉ como de OTIMISMO pra obter SUCESSO, seja na área pessoal ou profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário