quarta-feira, março 17, 2010

Você sabe mesmo para que serve uma Pesquisa de Clima Organizacional?


Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e exclusivamente de seus Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização.

Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores,áreas,empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado nível possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. Ou seja, de um bom resultado final nos seus negócios.

Para verificarmos como está a motivação dos colaboradores de uma empresa podemos avaliar o Clima organizacional através de uma ferramenta a PESQUISA DE CLIMA.

Mas o que é Clima? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.

E o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional? É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

Esta atitude da empresa pode elevar bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós". A crença na empresa aumenta sensivelmente.

A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho. Porém, tanto os pontos positivos quanto os pontos problemáticos encontratos devem ser discutidos com todos os envolvidos na pesquisa e, juntos formar idéias para que efetivamente se solucione as deficiências encontradas.

É importante dizer que a Pesquisa de Clima deve sempre estar coerente com o planejamento estratégico da organização e deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:

O trabalho em si – Com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário, distribuição, suficiência de pessoal, etc;

Integração Setorial e Interpessoal – Avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos departamentos da empresa;

Salário – Analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por ouras empresas;

Estilo Gerencial – Aponta o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, analisando a qualidade de supervisão em termos de competência, feedback, organização, relacionamento, etc;

Comunicação – Buscar o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc;

Desenvolvimento Profissional – Avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece;

Imagem da empresa – Procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa;

Processo decisório – Esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões;

Benefícios – Apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa;

Condições físicas do trabalho – Verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais;

Trabalho em equipe – Mede algumas formas de participação na gestão da empresa;

Orientação para resultados – Verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.

Além de ouvir seus funcionários sobre o que pensam em relação a essas variáveis, as empresas devem também conhecer a realidade familiar, social e econômica em que os mesmos vivem. Somente assim poderão encontrar outros fatores do clima organizacional que justificam o ambiente da empresa.

É importantíssimo salientar de que NÃO existe uma Pesquisa de Clima PADRÃO. Cada empresa DEVE ADAPTAR o questionário A SUA REALIDADE, LINGUAGEM e CULTURA de SEUS COLABORADORES!

Para que a empresa tenha sucesso na mensuração do clima organizacional é necessário: CREDIBILIDADE no processo, SIGILO e CONFIANÇA.


As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima são:

● O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;

● Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;

● Integrar os diversos processos e áreas funcionais;

● Otimizar a comunicação;

● Minimizar a burocracia;

● Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;

● Enfocar o cliente interno e externo;

● Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;

● Aumentar a produtividade;

● Diminuir o índice de rotatividade;

● Criar um ambiente de trabalho seguro;

● Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.


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