terça-feira, março 02, 2010

Pessoas usam máscaras e fantasias também no dia a dia!


O Carnaval é uma explosão de alegria, uma avalanche de euforia que envolve as pessoas, reinventando a rotina da vida diária com cores, brilhos e batucadas, dando o poder de ser alguém outro: fada, bruxa, rei, rainha, pirata, cigana, malandro, santa, donzela, insana.
No Carnaval, as mágoas são esquecidas e os problemas adiados. Para muitos é como um sonho, que anula as dificuldades, tudo é liberado, adia os infortúnios e o que vale é soltar-se geral. Num festival de máscaras e fantasias: no meio do salão, a bailarina beija Don Juan, enquanto o espantalho puxa o cordão das Gatinhas de Batom.
Porém, o Carnaval não se limita aos quatro dias de folia: quando menos esperamos, topamos com o nosso "Carnaval Pessoal", quando usamos máscaras e fantasias diversas, para atuar no cotidiano.
Quem nunca se fantasiou de nora boa, de marido dedicado, de mulher paciente, de funcionário feliz? Quem nunca exibiu a máscara da felicidade, com o peito dilacerado e a alma sangrando? Quem nunca escondeu o tremor das mãos frente a uma decepção? Quem nunca engoliu as lágrimas ao ser vítima de uma rejeição? Quem não tem escondido um segredo que não se pode contar?
Além destas fantasias pessoais, temos ainda de enfrentar o "Carnaval Alheio", as máscaras que muitas vezes se exibem para nós, como aquela da amiga perfeita, que nos toma o marido; ou aquela do colega dedicado, “unha e carne conosco”, que acaba nomeado para chefe em nosso lugar. Por isso, na vida, também é necessária uma quarta-feira de cinzas, dia de tirar as fantasias, pessoais ou alheias e, com isso, atingir a liberdade.
Qualquer máscara, qualquer disfarce, possui seu peso. Despir as fantasias e ser exatamente o que se quer, ou melhor, quem se É, é uma atitude difícil, nesse universo de hipocrisias em que se vive, embora seja libertador. Descobrir o que está atrás da máscara alheia é um exercício de percepção, mas é possível. Use toda sua sensibilidade e enxergará quem realmente se esconde por de trás de cada rosto, a originalidade e espontaneidade sempre aparece. Pois acontecerá também com você.
Sua percepção e sensibilidade serão como um radar que captará e saberá distinguir atitudes genuínas daquelas atitudes falsas e incorretas. Confie em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário