sexta-feira, julho 23, 2010

Pior Inimigo: a auto-sabotagem!


Quando estamos bem e tudo está correndo conforme o planejado entra em cena a AUTO-SABOTAGEM, a traição começa dentro de nós mesmos! O grande inimigo a vencer não se encontra lá fora e sim dentro de cada um de nós e age no silêncio do dia-a-dia, escondido entre os nossos medos, anseios e dificuldades.

Dificilmente percebemos que nos auto-sabotamos. E isso acontece porque na maior parte do tempo nos sentimos culpados de estarmos alegres e realizados pessoal e profissionalmente, ou o contrário de estarmos tristes, fracassados, ausentes, inseguros, etc! Sentimos que não somos merecedores da felicidade nem do sofrimento. Não bastam os obstáculos naturais que a vida e as situações nos colocam, somos mestres na arte de encontrar dificuldades, criar mais empecilhos e complicar tudo o que puder ser facilitado.

Todo o ser humano deseja a realização, o sucesso e a felicidade em todos os aspectos. Dentro de nós existem mais medos e receios do que podemos imaginar. Apesar de querermos a felicidade usamos mecanismos de auto-sabotagem, sem perceber, inconscientemente, colocando muitas barreiras que acabam por nos impedir de atingir nossos objetivos.

Na maioria das vezes, é complicado entender que as dificuldades que encontramos no caminho estão saindo exatamente da mesma fonte, ou seja, da nossa cabeça, da nossa maneira de pensar e de agir.

Mentimos para nós mesmos!

Enganamo-nos e usamos muitos disfarces e desculpas. Sempre que duvidamos da nossa capacidade em superar obstáculos, cultivamos um sentimento de covardia interior que bloqueia nossas emoções e nos paralisa. Pois não queremos pensar no que estamos sentindo já que temos dificuldade para lidar com os nossos sentimentos sem julgá-los. Enfrentar nossos mais verdadeiros sentimentos requer extrema auto-sinceridade e auto-compaixão. Caímos em armadilhas criadas por nós mesmos. A auto-sabotagem tem muitas origens e também muitas formas de se manifestar.

Para saber como fazemos isso, responda a pergunta:
"O que eu sei de mim mesmo que preferia não saber?".
A resposta gera em nós o autoconhecimento e é através dele que começamos a desarmar o mecanismo de auto-sabotagem.

Devemos ficar alertas para perceber qual é o mecanismo que estamos acionando, a identificar dentro de nós mesmos as razões para nossos fracassos, nossas atitudes, o que queremos da vida e o que estamos fazendo para chegar lá.

Muitas vezes, aquilo que se quer está claro, mas os métodos que estamos usando para chegar lá estão levando a caminhos totalmente opostos, e é exatamente aí que pode estar acontecendo a auto-sabotagem. Nós nos auto-sabotamos quando saímos do nosso propósito de vida.

Somente pelo processo de autoconhecimento, bem como o conhecimento real dos nossos objetivos, anseios e metas, onde queremos chegar e quais os caminhos e métodos que iremos escolher para alcançar, é que podemos entender se estamos ou não nos sabotando. E, se estamos fazendo isso, porque estamos tendo essa atitude, porque estamos sendo inimigos dos nossos próprios sonhos e desejos.

"Muitas vezes o medo da mudança é maior do que a força para mudar. Mas a segurança absoluta é também uma ilusão, pois é contrária a essência da vida que consiste em mudanças permanentes!"

Um comentário:

  1. Me identifiquei agora!
    Sempre que acontece algo bom comigo, sinto que não sou merecedor.

    ResponderExcluir