terça-feira, dezembro 29, 2009

Fim de ano: final de ciclo!


O tempo é o mestre dos eventos, das oportunidades, da hora de agir e de acontecer. O tempo gera a oportunidade de crescer e aprender. Cada vez que surge a chance diante de seus olhos, não permita que a indolência ou a falta de vontade interfira na hora final de acordar para um evento de suma importância da vida.

O ciclo é regido pelo universo, tem começo, meio e fim, desenvolve as idéias, cresce as metas, mas somente concretizam os sonhos aqueles que percorrem caminhos de mãos dadas com seu semelhante, ajudam o outro a andar e permanecer de pé.
Alimente a gratidão e a fé a cada dia que passa em relação à força divina, à força familiar, a todos que de uma forma participaram de sua vida para encantar o que existe de melhor em você.


Final do ano, fim de ciclo, novos objetivos...

Sinta, nas suas escolhas, se realmente tem o sonho no fundo de sua alma. Se for positivo, a vida vai emprestar pessoas, lugares, situações, conhecimentos, livros, aprendizado para seguir este caminho e chegar ao fim do ano sentindo que aproveitou o máximo e os resultados foram nota dez!
No entanto, se a vida, sábia e mestre, bloqueou seus caminhos e fechou as portas, pois é hora de acordar, conferir, mudar e, finalmente, acertar, começar de novo e seguir no caminho do amor e da confiança, no caminho da estrela que cada um tem alojada dentro de seu coração...deixar que o brilho permanente seja cada vez mais forte.
"Que Deus, ao fim deste ciclo, espalhe o aroma da afetividade e do respeito em cada um que estenda suas mãos pedindo sua proteção, iluminação em direção ao rumo certo da vida.
“Que assim seja em todos os lares deste planeta-casa”.

FELIZ ANO NOVO A TODOS!
LUIZA LUZ SILVA

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Conselho é bom SIM!

Conselho é uma palavra que vem do latim "consilium", era para os romanos um local público de assembléia e deliberação, e até hoje o substantivo guarda também esse sentido em português. Mas, com o tempo conselho adquiriu outro significado, sendo usado para designar uma recomendação, sugestão, parecer sobre o que convèm fazer.
Conselho é algo que damos a quem queremos bem ou algo que buscamos nos momentos em que temos de tomar decisões difíceis.
O ato de aconselhar exige confiança. A posição de conselheiro está, históricamente, associada à sabedoria e à reputação.

"Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito."
Certamente que alguns conselhos podem cair no vazio, se dados por pessoas que possuem o intuíto de dizer exatamente e apenas o que o sujeito quer ouvir. Isso tem outro nome: falta de caráter.
Porém, me refiro aos verdadeiros conselheiros que irão proferir palavras cheias de significados que r
ecomendadas em momentos certos, tem o poder de transformar o pensamento, as atitudes e melhorar a vida de quem precisa!
Os conselhos são transmitidos em momentos de intimidade e possuem forte influência no futuro do sujeito.
Atrevo-me a unir, no sentido de unicidade, a palavra aconselhar com esperança. Pois, fundamenta a quem necessita um novo rumo, uma nova perspectiva, segurança, energia, maior confiança e certezas.

É necessário ampliar o estado de consciência interior, concentração, humildade, honestidade consigo mesmo para aceitar os conselhos dados.
Para aqueles que acreditam que tudo é possivel quando realmente se quer algo, o conselho que unifica a esperança é a resignificação de sua própria vida.

Valores serão reavaliados e objetivos traçados com mais firmeza, sem medos. Padrões de comportamentos que paralizavam e inibiam o sujeito de ser feliz, também serão modificados e a alegria tornará presença constante.

Conselho é bom sim, é sabedoria, crescimento espiritual, é saber ouvir o que está dentro de seu coração, é aprender a viver!

"Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam." (Allan Kardec)

domingo, dezembro 20, 2009

Comportamento Humano X Organizações


Diante do atual cenário político mundial e do processo de globalização, percebemos flutuações cada vez maiores na economia e no mercado.

Isto nos leva a alterações no comportamento das empresas e na crescente mudança do ser humano.

Ainda, surge a necessidade de inovação tecnológica para continuar sendo competitiva. Agilidade, rapidez de decisão, comunicação e empreendedorismo serão cada vez mais importantes diante de tais circunstâncias. Evolução econômica aliada à competitividade e lucratividade.

Hoje em dia, se considerarmos as tendências que ocorrem em todo o mundo, quanto mais os profissionais se aproximarem de um padrão de excelência, mais a empresa estará apta a enfrentar o mercado competitivo. Devemos romper com o passado e deixar de lado alguns conceitos e experiências tradicionais, gerando novidades, promovendo mudanças, diferenciando-se e promovendo soluções criativas para a empresa.

É necessário que as empresas rejuvenesçam. Mas rejuvenescer também significa inovar, introduzir algo de novo em seus objetivos, estratégias, estruturas e métodos de trabalho. Em outras palavras, inovar é mudar.

As organizações têm sua origem nas pessoas, o trabalho é processado por pessoas e o produto de seu trabalho, destina-se às pessoas. O tempo passou e hoje podemos observar que a vantagem competitiva está ligada diretamente a quem consegue identificar o real conhecimento das pessoas. É o desenvolvimento pessoal de forma individual e, posteriormente, de forma coletiva que irão alavancar este processo de mudança.

Quando falamos em: motivação, afetividade, comunicação, valorização do próximo, respeito, confiança, aprendizado, ensino, estamos falando de comportamento humano.

Ao processo de inserção do ser humano no cenário da tecnologia e infra-estrutura de uma organização, reconhecendo-o como profissional legalmente registrado, investindo em sua capacitação, desenvolvimento, no desempenho de suas atividades e tarefas, em seu potencial criativo, no planejamento de carreira, e sistemas de remuneração. Reconhecendo-o como pessoa dotada de conhecimento, sentimento, pensamento, sensação e intuição. Contemplamos a área Estratégica de GESTÃO DE PESSOAS.

sábado, dezembro 19, 2009

Encontrar a Si Mesmo


Milhões de pessoas estão vivendo de acordo com o espelho. Acham que o que vêem no espelho é o seu rosto. Acham que é o seu nome, a sua identidade, e que isso é tudo.
Você terá de ir um pouco mais fundo para encontrar a si mesmo: terá de fechar os olhos, terá de se observar interiormente, terá de ficar silencioso, até atingir o âmago do seu ser. Se não chegar a um ponto de profundo silêncio interior, nunca saberá quem é.
A meditação nada mais é do que um artifício para que você descubra a si mesmo.
Você irá achar a resposta dentro de si mesmo quando mergulhar muito fundo para descobri-la. Vai ficar surpreso ao descobrir que você não é o seu nome, nem o seu rosto, nem o seu corpo, nem mesmo a sua mente.
Você é parte de toda a existência, de toda a sua beleza, grandeza, felicidade, seu imenso êxtase. Conhecer a si mesmo é o significado da consciência.

UM MESTRE INDIANO - OSHO

Check out this SlideShare Presentation:

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Em busca do primeiro emprego - Não tenha medo do NÃO!

Você, enquanto pequeno é corajoso, destemido, acredita que tudo pode e muitas vezes está certo. Cresce, conquistando seu espaço e criando o seu futuro. Poucas vezes se rende a argumentos com os quais não concorda e a palavra “não” aparentemente é desconhecida para você. Sua capacidade de aprendizado e realização são infinitas.

Você não espera que lhe digam o que fazer, toma iniciativa e vai em frente. Se não der certo, fará de novo, tentará até conseguir. Às vezes a frustração é grande, joga as coisas fora, quebra tudo, chora, mas daqui a pouco recomeça...

Um dia aquela criança que tudo podia cresce e vai para a faculdade. Começa a ver um novo mundo se abrindo e outro fechando.

Dentro dos livros o mundo é conquistável, fora deles as restrições são enormes. Você é jovem, imaturo, não tem experiência, e as oportunidades para alcançar os seus objetivos parecem não existir. Quando lhe perguntam o que você já realizou nessa nova fase?

Você fica em silêncio, mas sua alma grita: Estou começando agora, só quero uma oportunidade para colocar em prática o que aprendi... Antes projetava um castelo de areia e o realizava, ia à lua, visitava as estrelas, realizava sonhos sem ter que enviar um curriculum e ouvir que não tinha experiência. Ah, o mundo mudou! Esta é uma nova fase onde os adultos só aceitam aqueles que demonstrem já ter feito algo.

Você olha para seu entrevistador e tem vontade de perguntar: Há quantos anos você está nessa empresa realizando os seus sonhos? Sabe, com esses anos todos trabalhando aqui você deve ter realizado muitos, poderia me contar como conseguiu a sua primeira oportunidade? Você teria disposição para me ajudar a realizar o meu primeiro sonho em sua empresa? Prometo ajudá-lo a realizar aqueles que você ainda não alcançou! Ao ouvir não, o pré-requisito para trabalhar aqui é ter experiência comprovada.

Então, você volta ao mercado e a criança dentro de você lhe diz: Não seja bobo, eles não conseguem ver o que você vê. Lembra daquele castelo de areia que não ficava em pé? Um dia você conseguiu construí-lo, não? Andou de bicicleta apesar dos tombos, aprendeu a acertar a bola na cesta, fazer cálculos matemáticos complexos, usar o computador melhor do que muitos que o tempo todo pediam orientação. Aprendeu a fazer amigos, superar dificuldades e só aceitar o não quando os argumentos fossem definitivamente irrefutáveis, mas agora.... Agora a palavra não passou a inibi-lo.

Ora, perca o medo do não, você é quem vai construir o futuro...Fale de seus sonhos, não se importe com o não, muitos deles serão uma benção e irão conduzi-lo ao lugar onde seus sonhos poderão ser realizados. O que quer que seja que você sonhe poderá realizar. Alguns sonhos serão mais fáceis do que outros, mas todos podem ser realizados.

Ainda que a última moeda que possua faça a ligação definitiva com a oportunidade. Os homens só não realizam mais sonhos porque muitos jovens desistem no meio do caminho e pessoas experientes pararam de sonhar a muito tempo.

Não,
é uma palavra muito pequena, tem apenas três letras, a metade das letras que compõem sonhos. Não permita nunca que os obstáculos que encontrar, sendo metade das oportunidades que desenvolver, impeçam suas realizações.
Quando a palavra não for pronunciada que seja pela sua própria boca : Não, não aceito que me impeçam de realizar os meus sonhos!

A diferença entre Obsessão pelo Trabalho e Totalidade.


Perguntaram a Osho: Você poderia falar sobre a diferença entre obsessão pelo trabalho e totalidade no trabalho?

Então, sabiamente respondeu: a diferença é enorme.

O viciado no trabalho não é pleno em seu trabalho. Ele é obcecado pelo trabalho; ele não consegue sentar-se silenciosamente, tem de fazer algo, seja necessário ou não, e essa não é a questão.

Dando exemplos como no Japão, em que estão colocando mais e mais robôs para trabalhar nas fábricas, porque o robô pode trabalhar 24 horas por dia, sem greves, sem problemas com os sindicatos, sem pedir aumento de salário constantemente, sem férias.

Imaginem que os trabalhadores são absolutamente contra isso! Porque, até aos domingos as pessoas trabalham — não existem feriados. E elas estão se opondo ao governo, que está pedindo que tirem, ao menos, um dia de folga em sete! Ocorrendo muito tumulto.

O que acontece que elas não estão prontas para ter um dia de folga por semana?

Se serão pagas por isso, qual é o problema? Elas estão viciadas.

Osho DESNUDA A VERDADE!

Elas dizem: "O que vamos fazer em casa? Não, nós não queremos esse tipo de problema. Em casa haverá brigas com a esposa, com as crianças, e nós estamos viciados em trabalho. Abriremos o capô dos carros, embora tudo esteja funcionando, e destruiremos o carro tentando melhorar o motor. Abriremos o aparelho de televisão e o destruiremos. Já fizemos isso! Algumas vezes, quando tivemos um feriado nacional, nós o fizemos — destruímos os velhos relógios de nossos avós, que estavam funcionando perfeitamente bem, mas alguma coisa tinha de ser feita!"

Esses são os workaholics, os viciados em trabalho, exatamente como as pessoas viciadas em drogas. O trabalho é sua droga.

O trabalho os mantém ocupados. Ele mantém as pessoas afastadas de suas preocupações, afastadas de suas tensões, exatamente como qualquer droga; ele sufoca suas preocupações, tensões, ansiedades, sofrimentos, cristianismo, Deus, pecado, inferno — tudo é sufocado. Uma pessoa infeliz subitamente começa a rir, a se divertir.

Apenas vá a um bar e veja. Um bar é um lugar muito mais alegre que uma igreja. Todos riem, se divertem, brigam, socam o nariz do outro, e quando voltam para casa já é tarde da noite, estão cambaleantes, caindo na rua.

Outro magnífico exemplo: Um homem chegou em casa tremendo muito, tão bêbado que não conseguia abrir o cadeado, porque a chave e o cadeado... A chave estava em uma mão, o cadeado em outra, e não havia o encontro, nenhum diálogo!
Finalmente, o policial da rua viu o pobre coitado, aproximou-se e perguntou: "Posso ajudá-lo?"
O bêbado disse: "Sim, apenas mantenha a casa firme. Parece que está havendo um grande terremoto!"

Eles se esqueceram de tudo... do mundo, de seus problemas e da terceira guerra. Mas você pode usar tudo como uma droga, apenas se torne viciado.

Algumas pessoas mascam chicletes. Tire os chicletes delas e veja como se tornam infelizes! Imediatamente começam a pensar: "A vida é inútil. Não há sentido na vida. Onde está o meu chiclete?" O chiclete as mantém envolvidas, da mesma forma que os cigarros.

E também é por isso que as pessoas bisbilhotam a vida dos outros. Isso as mantém envolvidas. Ninguém se preocupa se é verdadeiro ou falso; essa não é a questão.

Chegamos a questão fundamental em qualquer um dos casos (de vício) é: como se manter envolvido e afastado de si mesmo?

Portanto, os viciados em trabalho são contra a meditação. Todo vício evita que você se torne um meditador. Todos os vícios têm de ser abandonados.

Mas ser total no trabalho é uma coisa completamente diferente. Ser total no trabalho não é um vício, é um tipo de meditação. Quando você está totalmente em seu trabalho, nele há a possibilidade de perfeição, o trabalho perfeito lhe trará alegria.

Se você pode ser perfeito e total no trabalho, pode ser total no não-trabalho — apenas sentando-se silenciosamente, em silêncio total. Você sabe como ser total. Você pode fechar os olhos e pode estar totalmente dentro. Você conhece o segredo de ser total. Portanto, ser total no trabalho é útil na meditação.

O viciado em trabalho não pode meditar; não pode sentar-se silenciosamente, nem mesmo por alguns minutos. Obviamente ele se inquietará, mudará de posição, fará uma coisa ou outra, olhará dentro desta ou daquela bolsa, mesmo sabendo que não há nada nelas. Ele tirará os óculos, limpará, colocará de lado, mesmo sabendo que estão limpos.

Tente, portanto, assumir essa nova posição, levando a uma mudança de pensamento e, consequentemente, de comportamento, despertando para uma nova forma de viver o trabalho!

O homem que é total em seu trabalho não é viciado. Ele pode ser total — e será total em qualquer coisa. Ele será total enquanto dorme, será total enquanto caminha. Ele será apenas um caminhante, nada mais — nenhum outro pensamento, nenhum outro sonho, nenhuma outra imaginação. Ao dormir, ele simplesmente dormirá; ao comer, simplesmente comerá.

Portanto, seja total em tudo o que você faz ou não faz. Seja total, e toda a sua vida vai se tornar uma meditação.

Osho, em "Dinheiro, Trabalho, Espiritualidade"

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Para o Pequeno Sabotador Interno


Venho por meio desta manifestar o meu repúdio pelo seu recente comportamento. Você estragou tudo, mais uma vez. Quando me aprontava para sair, disse que eu estava feia. Quando experimentei outra roupa, insinuou que eu já não tinha idade para usar aquilo. Quando cheguei ao meu compromisso, não me deixou falar o que eu havia pensado. E, no final, ainda conseguiu me fazer ser grossa, apressando as despedidas. Ora, quando você irá crescer?

Cansei da sua irresponsabilidade. Compreenda, de uma vez por todas, que estamos no mesmo barco. Se afundo, você vai junto - será que esta metáfora não está óbvia o suficiente? Não me venha, portanto, com argumentos de homem-bomba. Se você discorda de mim tanto assim, por que não vai embora daqui de dentro?

Abaixe esse punhal, apontado para as minhas costas, e cave com ele um túnel de fuga se for necessário. Não podemos é continuar desse jeito, nessa burra relação autodestrutiva, em que o conteúdo fura a própria embalagem. Até quando você me elogia é com o intuito de me derrubar, já percebeu?

Faz com que me acredite linda e sagaz para, no instante seguinte, rir dos meus tropeços. Dizendo "não falei?", com aquela sua cara de madrasta. Torpedeando minhas forças ainda durante os planos de ataque. Minando meus passos ao pisá-los comigo.

Chega, então. Paremos com isso, antes que acabe em tragédia. Antes que, na falta de um gesto meu, por você evitado, eu desabe em escombros. Quero, mais do que nunca, me arrepender depois do que digo e do que faço. Abro mão, com alegria, de todos os seus péssimos sábios conselhos. A vida é curta demais para tamanha precaução e longa demais para se repetir os mesmos erros.

Sim, cheguei a me divertir em sua companhia, quando ainda conseguia ver algum charme no insucesso. Tempos passados.

Hoje, luto com unhas e dentes para que tudo dê certo. E das suas idéias, sempre cheias de lógico pessimismo, preciso distância. Não pretendo, porém, uma separação litigiosa, pois sei que você conhece todos os meus pontos fracos e aguarda apenas uma boa oportunidade para atingi-los. Com suas observações de última hora, mortalmente precisas. Proponho, isto sim, um cessar-fogo: você deixa de me dar conselhos e eu imediatamente deixo de segui-los. Parece-me uma trégua justa.

Não te desejo mal — entendo que você fez o que tinha de fazer, muitas vezes com a minha velada cumplicidade. Mas estou pronta a ir até o fim nessa luta, a tirar você de mim quanto antes. Saiba que, a partir de hoje, você está como imigrante ilegal aí dentro. E pode até conseguir fugir por um tempo, escondendo-se em subterfúgios. Seus dias de impunidade, entretanto, estão contados. Se você não me atrapalhar, é claro.
(Fernanda Young)

As 7 Leis Espirituais do Sucesso


Neste clima de final de ano, escrevo mais algumas "dicas, sugestões, lembretes, ideias..." que realmente podem ser muito úteis para aqueles que acreditam em um próspero 2010. E querem abandonar padrões fixos de comportamento, "jogar fora" o velho e "abrir-se" para o novo! Portanto, é essencial conhecer, refletir e praticar em sua NOVA VIDA estas 7 Leis Espirituais, conforme Deepak Chopra, para ter SUCESSO:

“O Sucesso é uma jornada, não um destino.”

1. Lei da Potencialidade PuraA fonte de toda criação é a consciência pura ou pura potencialidade buscando a expressão do não-manifesto para o manifesto. Com a prática diária do silêncio, da meditação, e do não-julgamento, e com a percepção de que nosso verdadeiro Eu é de pura potencialidade, nós nos alinhamos com o poder que tudo manifesta no Universo e obtemos o que desejamos.

2. Lei da Doação – O universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do fluxo de energia. Com a nossa disposição de dar o que buscamos, mantemos a abundância do Universo em nossas vidas. A força motriz por trás da doação deve ser a felicidade – se quiser amor, alegria ou coisas boas, dê o mesmo aos outros.

3. Lei do Carma ou Causa e Efeito – Colhemos o que plantamos. Toda ação gera uma força de energia que retorna de modo análogo. Quando nossas ações e escolhas conscientes trazem felicidade e sucesso para os outros, o fruto de nosso carma será alegria e sucesso.

4. Lei do Mínimo EsforçoA inteligência da natureza funciona sem esforço – as flores não tentam desabrochar, elas desabrocham; os pássaros não tentam voar, eles voam. Se buscamos poder, dinheiro ou felicidade para a satisfação do ego, desperdiçamos energia; mas se nossas ações são motivadas por amor, harmonia e alegria, nossa energia se multiplica e podemos usar o excedente para criar o que quisermos.

5. Lei da Intenção e do Desejo – “Inerente a toda intenção e desejo, está a mecânica para a sua realização. E quando colocamos uma intenção no campo da pura potencialidade, colocamos este poder organizador infinito para trabalhar para nós”. No nível da mecânica quântica, o universo é uma extensão de nosso corpo, e nossa intenção detona transformações de energia e informação, e organiza sua própria realização.

6. Lei do Distanciamento – No distanciamento está a sabedoria da incerteza, e nesta sabedoria está a liberdade em relação ao nosso passado, ao conhecido, que é a prisão do condicionamento passado. Quando nos abrimos ao desconhecido, ao campo de todas as possibilidades, nos entregamos à mente criativa que orquestra a dança do universo. O apego é baseado no medo e na insegurança, e cria ansiedade. O apego excessivo aos bens materiais – símbolos transitórios do Eu – traz a sensação de inutilidade e vazio.

7. Lei do Darma ou Propósito de Vida“Todos têm um propósito na vida… algo único para dar aos outros. E quando misturamos este talento com o serviço aos outros, experimentamos o êxtase de nosso próprio espírito, o que é objetivo último de todos os objetivos”. Primeiro, devemos descobrir nosso verdadeiro eu; depois, expressar nossos talentos especiais; e finalmente, usar este nosso dom para servir a humanidade.

Observe que são leis espirituais que devemos trazer para a consciência de forma que possamos trabalhar junto com a energia do Universo, seu fluxo de energia, que estão em constante troca dinâmica. Exemplo: Se estou consciente de que minha ação (causa) traz felicidade para as outras pessoas, o efeito do carma será a alegria, que "transbordará" em mim!

A Verdade: faz-se


"A verdade é também uma escolha, não é necessária para todos. A verdade é ser igual a si mesmo, com o outro ou sem o outro. Se um só a sabe ou se muitos a sabem, a verdade é sempre verdade, mas, mesmo que ninguém a saiba, ela permanece igualmente tranqüila na sua indiferença, A verdade não se crê, não se lê, não se pensa: faz-se." Antonio Meneghetti

Meu Horóscopo I - Ching de Cada Dia

Costumo receber meu horóscopo por e-mail, baseado nas tradições orientais o I-CHING, hoje eles me diziam o que transcrevo, literalmente, a seguir:

Gentil Luiza Machemer Luz Silva, este é o seu I Ching do dia Quarta-feira 16 Dezembro:

Kan: O Abismo,
Você sente estar em meio a perigos e circunstâncias negativas. Para sair desta fase, você deve manter a fé nos seus princípios e nos seus ideais profundos. Se resistir corajosamente, sempre permanecendo fiel ao seu senso de justiça, logo sairá desse período de adversidades.

Vemo-nos amanhã.

(Alguém pode me explicar o que significa resistir corajosamente? Pelo amor de todos os Santos preciso sair dessas circunstâncias negativas! Saravá! E, ainda, despede-se com um "vemo-nos amanhã???)
E tem mais, segunda etapa:

Lin: Uma Abordagem,
Se deseja que os outros se aproximem de você, deve aproximar-se deles antes. O momento revela-se positivo e ainda por algum tempo o seu caminho será tranqüilo, então não tema nada de ninguém. Aproveite, a colaboração é muito propícia neste período específico.

Ok! Conselho dado, conselho absorvido, mas será que realmente essa história, esse circulo funciona assim?
Aceitando sugestões!!!

Final de Ano - a realização de desejos e planos está dentro de você


Final de ano é o momento ideal para fazer o balanço dos acontecimentos, avaliar a carreira, refletir sobre erros e acertos e planejar o futuro. Se você já fez isso no final do ano passado e seus objetivos não foram cumpridos, algo está errado. Mas o que será?

Certamente, o que mais dificulta é que as pessoas não olham para “dentro de si”, para suas próprias ações, atitudes e comportamentos. Elas devem parar de responsabilizar fatores externos por seus insucessos.
O que impede a realização de desejos e planos está dentro das pessoas.

Destaco 11 dicas para ajudar na realização das metas em 2010, tanto na vida pessoal como na profissional:

1. Continue querendo sempre o melhor que é ser feliz;

2. Formule objetivos de forma positiva. Diga o que quer e não o que não quer;

3. Sustente o seu objetivo: se quer que seu chefe lhe dê um aumento, diga que vai desenvolver determinadas ações para conquistar o aumento; se quer maior reconhecimento pelo seu trabalho, determine de que maneira você pode demonstrar suas atividades para o seu superior valorizar mais o trabalho que realiza;

4. Você é uma individualidade. É comum acreditar que as pessoas vivem um padrão e que não
têm poder de mudar, mas você pode viver do jeito que achar melhor; pode e deve reiventar-se! Inove! A vida é feita de mudanças!

5. Separe o tempo de sonhar, o de planejar/realizar e o de avaliar/criticar. É importante assumir o planejamento e fazer os ajustes necessários para poder realizá-lo; lembre-se sempre neste momento de incluir a tarefa de sua Missão e Valores de VIDA.

6. Lembre-se de alimentar com carinho e amor todas as áreas da vida, tanto a familiar como a profissional e a financeira;

7. Tenha pensamentos positivos sobre seus objetivos, mesmo que algo o desanime; você é capaz de criar situações extremamente positivas sempre!

8. Avalie o contexto geral. Pergunte-se se dentro de você existe alguma objeção em relação ao que deseja. Faça uma análise e evite o "auto-boicote"; Nada de auto-sabotagem, realizar o que se deseja é manter o foco em pensamentos construtivos e conscientes. O passado já virou experiência, o futuro ainda está muito distânte, então viva o hoje como o momento ideal para todas as possibilidades.

9. Use todos os sentidos para realizar suas metas. Crie um quadro mental com todos os detalhes de seu objetivo, complete e ajuste até ficar do jeito que deseja. Viva como se já estivesse lá e sinta este momento da realização. Esse exercício abre caminhos neurais que fazem a realização dos objetivos;

10. Faça uma lista e escreva o que deseja. É importante tornar o que você quer em algo palpável; Revise ao longo do ano, aprimore seus desejos, se for preciso, adicione outros, mas nunca deixe de ler e rever seus valores, e segui-los como metas.

11. Comemore a realização. A alegria e a gratidão são emoções que validam o esforço da trajetória e motivam para novas realizações!!!

domingo, dezembro 13, 2009

Tem coisa melhor que um poema...simplesmente de Clarice Lispector?

Eu adoro os poemas da eterna Clarice Lispector, principalmente para ler numa madrugada de sábado, em que chove sem parar, não rolou "aquele" convite para sair... restou então, ficar em casa, com a insônia, acompanhada de um excelênte som tocando, é claro, no volume máximo. Eu, mais meu note mais inspiração...
Como não sou egoísta compartilho um pouquinho:

“Minha alma tem o peso da luz.
Tem o peso da música.
Tem o peso da palavra nunca dita,
prestes quem sabe a ser dita.
Tem o peso de uma lembrança.
Tem o peso de uma saudade.
Tem o peso de um olhar.
Pesa como pesa uma ausência.
E a lágrima que não se chorou.
Tem o imaterial peso da SOLIDÃO
no meio de outros."

"Minha força está na solidão.
Não tenho medo nem das chuvas tempestivas
nem das grandes ventanias soltas,
pois eu também sou o escuro da noite"

"Dá-me a tua mão: Vou agora te contar como entrei no inexpressivo que sempre foi a minha busca cega e secreta. De como entrei naquilo que existe entre o número um e o número dois, de como vi a linha de mistério e fogo, e que é linha sub-reptícia.
Entre duas notas de música existe uma nota, entre dois fatos existe um fato, entre dois grãos de areia por mais juntos que estejam existe um intervalo de espaço, existe um sentir que é entre o sentir - nos interstícios da matéria primordial está a linha de mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos e chamamos de silêncio."

"E eis que em breve nos separaremos
E a verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia
Eu agora sei, eu sou só
Eu e minha liberdade que não sei usar
Mas, eu assumo a minha solidão
Sou só, e tenho que viver uma certa glória íntima e silenciosa
Guardo teu nome em segredo
Preciso de segredos para viver
E eis que depois de uma tarde de quem sou eu
E de acordar à uma hora da madrugada em desespero
Eis que às três horas da madrugada, acordei e me encontrei
Fui ao encontro de mim, calma, alegre, plenitude sem fulminação
Simplesmente eu sou eu, e você é você..."

Finalizando esta 1° PARTE de Clarice...

“Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quiser ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce,
dificuldades para fazê-la forte,
tristeza para fazê-la humana,
e esperança para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem o que fazer das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas..."

As pessoas mais importantes para mim, e me incluo, todinhas estão em alguma palavra, frase, refrão ou poema inteiro de Clarice!!!

sábado, dezembro 12, 2009

Adorooo Jung...Carl Gustav Jung!


"É, de fato não é pouca coisa para conhecer sua própria culpa e o próprio mal, certamente nada há a ser ganho por perder de vista uma sombra. Quando estamos conscientes da nossa culpa estamos em uma posição mais favorável -, podemos pelo menos ter a esperança de mudar e melhorar a nós mesmos."


" Existência psíquica é a única categoria de existência de que temos imediato conhecimento, uma vez que nada pode ser conhecido, a menos que primeiro apareça como uma imagem psíquica."

Jung desenvolveu a Teoria da "SINCRONICIDADE", deixe-me explicar:
É uma coincidência no tempo de dois ou mais eventos causalmente independentes que têm o mesmo significado ou similares!!!

...chamada também de Coincidência Significativa... humm isso faz muito sentido!
Ou seja, a Sincronicidade é a coincidência de eventos que parecem ser significativamente relacionados, mas não pode ser explicada por mecanismos de aceite de causa e efeito. .
Pense um pouco! Quantas vezes isso ocorre em nossa vida! VÁRIAS!!!!

sexta-feira, dezembro 11, 2009

O Poder da Determinação

A pequena escola rural era aquecida por um antiquado fogão a carvão. Um menino tinha a incumbência de chegar mais cedo, todos os dias, acender o carvão e aquecer a sala antes da chegada da professora e de seus colegas.

Uma manhã, eles chegaram e encontraram a escola pegando fogo. Arrastaram o menino inconsciente para fora do prédio mais morto do que vivo. A parte inferior do seu corpo estava tomada por queimaduras sérias e ele foi levado para o hospital mais próximo.

Da cama, o garoto pôde ouvir o médico falando com sua mãe que ele, com toda a probabilidade, morreria – o que seria uma bênção porque o fogo tinha arrasado a parte inferior do seu corpo.
Mas o corajoso menino não queria morrer. Ele decidiu que iria sobreviver. E, de alguma forma, para espanto do médico, sobreviveu. Quando o risco de vida tinha passado, ele, mais uma vez, ouviu sua mãe e o médico conversando baixinho e dizendo que ele estava condenado a viver como inválido, sem poder usar os membros inferiores.

Mais uma vez, tomou uma decisão. Ele não ficaria inválido. Andaria. Mas, infelizmente, da cintura para baixo, ele não tinha mais controle motor. Suas pernas finas apenas estavam lá, penduradas, mas inúteis.

Por fim, recebeu alta do hospital. Todos os dias, sua mãe massageava suas pernas, mas não havia sensação, controle, nada. No entanto, sua determinação de andar estava mais forte do que nunca.
Quando ele não estava na cama, ficava preso a uma cadeira de rodas. Um dia de sol, sua mãe o levou para o quintal para respirar ar fresco. Nesse dia, em vez de ficar sentado na cadeira, ele se jogou no chão e se arrastou pela grama, puxando suas pernas atrás de si. Conseguiu chegar até a cerca branca que rodeava o terreno deles. Com um imenso esforço, ele se levantou apoiado na cerca. A seguir, estaca após estaca, começou a se arrastar ao longo da cerca, decidido a andar. Fez isso todos os dias, até ter aplainado um caminho em volta do quintal, junto à cerca. Mais do que qualquer outra coisa, desejava trazer vida àquelas pernas.

Por fim, através das massagens diárias, da sua feroz obstinação e firme determinação, ele conseguiu desenvolver a habilidade de ficar de pé, de dar passos hesitantes, de caminhar sozinho e, finalmente, correr.

Começou a andar até a escola; a seguir, a correr até a escola, a correr pelo simples prazer de correr. Muito tempo depois, quando estava na faculdade, entrou para a equipe de atletismo.

Anos depois, no Madison Square Garden, esse jovem, que ninguém esperava que sobrevivesse, que, com certeza, jamais poderia andar e muito menos sonhar em poder correr – esse jovem obstinado, o Dr. Glenn Cunningham, bateu o recorde mundial de velocidade em uma corrida de uma milha!
(por Burt Dubin)

Você Cria a Sua Própria Realidade

E vamos a Osho:

“Criamos continuamente possibilidades em torno de nós, mas nos surpreendemos quando elas acontecem. Vigie bem suas idéias e observe como elas criam sua vida. Alguém pensa que é um fracasso, que não vai fazer nada na vida. Realmente, essa pessoa não irá fazer nada porque sua idéia está criando a sua realidade. Quanto mais ela achar que não está conseguindo nada, quanto mais essa idéia for reforçada pelo feedback, mais ela achará que está se tornando um fracasso. Cria-se um círculo vicioso.

Quem pensa que vai ter sucesso, é bem-sucedido; quem pensa em ficar rico, enriquece; quem pensa que não vai enriquecer, permanece pobre. Experimente e você ficará admirado; algumas vezes, nem vai acreditar.

Se um homem pensa que jamais encontrará um amigo, ele não encontrará. Ergueu em torno de si a Muralha da China; não está disponível. Ele precisa provar que sua idéia está certa, lembre-se. mesmo que alguém se aproxime com grande cordialidade, será rejeitado. Ele precisa provar sua idéia; está muito comprometido com ela. Não irá se desviar dessa idéia, porque ela é uma parte importante de seu ego. Ele precisa provar ao mundo que tinha razão, que ninguém pode ser seu amigo, que todos são inimigos. E pouco a pouco todos se tornarão seus inimigos.

Observe a sua mente. Você está constantemente criando sua vida, está constantemente fabricando sua vida.”

quinta-feira, dezembro 10, 2009

O Problema Não é O Problema - Esse é o Problema

A força dominante na sua vida é a maneira como você pensa. Se você achar que vai ser um sucesso (ou não) vai estar sempre certo.
Então a primeira coisa você tem que fazer é dar-se permissão para ter sucesso, livrar-se de seus bloqueios pessoais.

Ser um sucesso significa perder o medo de errar, a vergonha e a raiva de ouvir críticas e simplesmente aceitar que as coisas têm mais de uma forma de serem feitas. Nem tudo na vida é branco ou preto. A vida não é uma coisa estática, parada. Você está sempre avançando em alguma direção. Quando você acha que está tudo parado, mesmo assim o tempo está passando, junto com outras coisas, pessoas e circunstâncias.

A cada dia que passa, estamos sempre nos aproximando ou afastando de nossos objetivos, com maior ou menor velocidade. E você? está avançando na direção certa, na velocidade certa?

Por exemplo, já sabemos que a melhor forma de lidar com um problema é enfrentá-lo. Mas a maioria das pessoas prefere empurrar com a barriga, para não ter que mudar algo nas suas vidas. Na prática não querem tentar nada de novo, embora da boca para fora o discurso seja outro.

Não temos que temer as novas idéias, mas sim as velhas. Se for para errar, que pelo menos seja um erro novo.
Quem não muda não cresce. E quem não cresce não vive.
Se você quer que as coisas mudem em sua vida, mude os estímulos que recebe tanto do mundo exterior quanto de si mesmo.

A curiosidade geralmente ganha da inteligência, por isso sua mente precisa de novos estímulos, que são depois armazenados na memória.
Ao receber novos estímulos diariamente, sua memória é acionada, combinando os novos impulsos com os antigos, criando novas idéias e perspectivas diferentes.
O problema é que geralmente recebemos sempre a mesma coisa como “alimento” para nossos cérebros. E muita coisa, sejamos sinceros, é simplesmente lixo.

Como melhorar isso de forma simples, sem complicar?
Uma das características das pessoas criativas é ter muitos interesses em diversas áreas da vida. É o que os especialistas chamam de “Princípio da Descontinuidade”.

Então o melhor é desenvolver interesses variados, de preferência em áreas diferentes do seu trabalho. Por exemplo, leia revistas que não leria normalmente. Isso faz com que seu cérebro receba informações que normalmente não receberia.

Outra coisa. Quem foi que disse que você tem que reinventar a roda, ou resolver um problema sozinho? Peça ajuda! Nossa sociedade faz parecer que perguntar e pedir ajuda é sinônimo de incompetência ou fraqueza. Nada pode estar mais longe da realidade.

Numa sociedade intercortada, é muito mais inteligente compartilhar conhecimentos. Pior ainda são os que já sabem tudo. Citando Elbert Hubbard, “A fórmula da ignorância perpétua é estar sempre satisfeito com suas próprias opiniões e contentar-se com seus próprios conhecimentos”.

Pense nisso: quais as pessoas, com as quais você tem contato frequente, que poderiam ajudá-lo a enriquecer seus recursos e informações disponíveis - se você ao menos perguntasse? Quem poderia ajudá-lo a ser um sucesso?

O problema não é o problema. Como você encara o problema – esse é o problema.

Para o Pequeno Príncipe

Nossa, há quanto tempo... Como vão as coisas no seu pequeno planeta? Aqui, no meu, andam imensamente estranhas – muito baobá para pouca flor, se é que você entende meus simbolismos.
Quem sempre fala de você é aquela ex-miss que vivia chorando por sua causa, lembra? Ela me contou da sua amizade com a Raposa.
Príncipe, como você é meu amigo de infância, não posso deixar de alertá-lo. Cuidado com a Raposa. Ela parece uma coisa, mas é outra. Faz-se de fofa e é uma cobra, uma chantagista.
Quando a conheci, ela disse que não podia conversar comigo, pois não sabia quem eu era. “A gente conhece bem as coisas que cativou”, ela falou, toda insinuante.
Respondi que, se nós duas nos cativássemos, ela ficaria triste quando eu fosse embora. Foi quando saquei que ela queria ter um cacho comigo, pois a Raposa pegou no meu cabelo – eu estava loira na época – e disse que tudo bem, porque ela olharia os campos de trigo e se lembraria de mim.
Marcamos um encontro para o dia seguinte, às 4. E ela me pediu para chegar às 4 em ponto, dessa forma ela ficaria feliz desde as 3 somente por esperar o momento do nosso encontro. Achei estranho, mas pensei que fosse charme. Não era.
Cheguei 15 minutos atrasada e a Raposa surtou. Falou que nós somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. E perguntou para mim, olhando diretamente nos meus olhos, se eu tinha consciência de que “perder tempo” com o outro é o que faz essa história importante.
Percebeu o tom de chantagem? Ela joga na cara tudo o que faz em nome do outro. Ela deseja afeto, mas o quer como uma responsabilidade de mão única. Porém, também somos responsáveis quando nos deixamos cativar – relacionamentos são vias de mão dupla.
A Raposa exige a certeza de um compromisso com hora marcada, impondo regras à troca afetiva. As regras dela, claro, já que ela quer todo o afeto a favor de seu bem-estar. Chega a ponto de dizer que será feliz porque você virá. Como se a felicidade fosse algo condicionado ao outro, à espera do outro, ao encontro com o outro.
Veja que coisa infantil. São as crianças que precisam de horários certinhos e de associar suas emoções às pessoas com quem se relacionam. Sentindo prazer ou desprazer diante da ausência ou presença da mãe ou do pai ou de quem quer que seja. Na criança, ainda não há um universo interior, entendeu? Quando nós crescemos, temos de conseguir ver o mundo através das próprias perspectivas. Enxergar a beleza de um trigal sem nos lembrar de ninguém.
A Raposa, como uma criança assustada, quer que aqueles que a amam estejam com ela na hora em que ela deseja. Achando que eles são “responsáveis” pela felicidade dela. Ou seja, o outro lhe deve algo por tê-la cativado.
Desde esse dia, não falo mais com ela. E aconselho você a fazer o mesmo. Ela não é flor que se cheire.

Saudades distantes,
(Fernanda Young)

O Mundo é Vasto


É muito difícil encontrar nosso caminho, o certo - se é que ele existe. O que você pretende ser quando crescer? Sinceramente: alguém, em sã consciência, pode, aos 15, ter a certeza de que pretende passar a vida no pregão da Bolsa de Valores ou abrir um restaurante chinês? As coisas vão acontecendo, as ocasiões se apresentando, é preciso estar atento para montar o cavalo quando ele passar encilhado.
E, se olhar para trás, vai reconhecer que talvez ele tenha passado várias vezes - só que você não percebeu. Na vida pessoal/afetiva é a mesma coisa. Quantas vezes não aconteceu de aparecer alguém com quem você poderia ter vivido uma bela história, mas que não foi nem considerado na época, porque seu coração batia mais forte quando o outro chegava; aquele, aliás, que quase nunca chegava e um dia te largou por outra. É duro chorar pelo que não se fez e pela pior das cegueiras: a cegueira mental.
É maravilhoso saber o que se quer e trabalhar com perseverança para chegar lá, mas a vida não pára de passar; enquanto batalha pelo que quer, fique atenta, pois de repente pode acontecer alguma coisa que vai mudar totalmente seu rumo. Seu sonho é fazer um documentário, mas ainda não conseguiu chegar lá - é, a vida é dura, somos todos injustiçados e incompreendidos. Se nesse meio tempo alguém oferece um trabalho por 15 dias, coisa modesta, tipo encapar livros ou ajudar a fazer pulseiras de artesanato ganhando uma graninha bem pequena, você aceita ou se sente quase ofendida? Pois aceite: quem sabe descobre uma vocação que nunca havia percebido antes e acabe criando jóias de verdade e se tornando uma nova Paloma Picasso. No meio do caminho tudo pode acontecer, até descobrir que você gosta mesmo é de mexer com metais - e daí para virar escultora é só um passo.
E tem a natureza, os mares, as florestas, os desertos, os aviões, a televisão, os sabores, as texturas, a política, as crianças, o frio, o prazer de andar descalça na grama, a internet, os peixes, o amor, os livros, o vento, a chuva, o futuro, o passado, a memória, a esperança, o sono, a água, o fogo, as letras, os números, as religiões, a cultura, a história e o melhor de tudo: a imaginação.
Não é possível que você não consiga encontrar um interesse digno desse nome diante de tantas maravilhas. De pelo menos uma dessas coisas você deve - ou pode - gostar apaixonadamente. Vá ao mercado perto de sua casa, compre um abacaxi e pense no milagre que é a natureza, milagre que se repete em cada fruta, cada folha, e que uma vida inteira seria pouco para refletir sobre o que é o paladar, o aroma, a textura de cada uma dessas coisas que a gente olha todos os dias mas não vê.
De descoberta em descoberta a vida vai passando e, um dia,quando você menos espera, acontece o que você mais queria: encontra seu verdadeiro caminho. Quando isso acontecer, vai ser maravilhoso, mas mesmo assim nunca abra mão das infinitas possibilidades que existem e vão existir sempre.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

É necessário desaparecer do mundo durante uma hora por dia

O mundo era muito diferente no passado, obviamente. Recebemos hoje, num só dia, o que há seiscentos anos seria equivalente a seis semanas de estímulos sensoriais.

Seis semanas de estímulos e informações num único dia — somos pressionados cerca de quarenta vezes mais a aprender e a nos adaptar.

O homem moderno tem de ser capaz de aprender mais do que a humanidade jamais aprendeu, porque há mais a aprender agora. Tem de ser capaz de se adaptar a novas situações todos os dias, porque o mundo está mudando rápido demais. Isso é um grande desafio.

Um grande desafio que, se aceito, ajudará tremendamente na expansão da consciência. Ou o homem moderno se tornará totalmente neurótico, ou será transformado pela própria pressão. Depende de como irá reagir a ela.

Uma coisa é certa: não há como retroceder. Os estímulos sensoriais estão cada vez maiores. Você obterá sempre mais informações e a vida mudará num ritmo cada vez mais rápido. E você terá de ser capaz de aprender e se adaptar a coisas novas.

No passado, o homem vivia num mundo quase estático. Tudo era estático. Você deixava o mundo exatamente como seu pai o havia deixado, não mudava coisa alguma.

Nada era mudado, não era importante aprender muito. Um pouco de aprendizado era o bastante e então você tinha espaços em sua mente, espaços vazios, que o ajudavam a manter a sua sanidade.

Agora não há mais espaços vazios, a menos que você os crie deliberadamente.

Hoje a meditação é mais necessária do que nunca, tão necessária que é quase uma questão de vida ou morte. No passado, era um luxo; poucas pessoas se interessavam por ela.

Outras pessoas eram naturalmente silenciosas, felizes e sãs. Não tinham necessidade de pensar em meditação; de um modo inconsciente, meditavam. A vida avançava tão devagar e silenciosamente que até as mais tacanhas eram capazes de se adaptar.

Agora a mudança é extremamente rápida, tão rápida que nem mesmo as pessoas mais inteligentes conseguem acompanhar. A vida diária é diferente, e você tem de aprender de novo — estar sempre aprendendo.

Hoje não se pode mais parar de aprender; esse processo tem de durar a vida inteira. Tem-se de continuar aprendendo até a morte. Só assim se pode permanecer são, evitar a neurose. E a pressão é enorme — quarenta vezes maior.

Como atenuá-la? Você precisará de ter os seus momentos de meditação. Se uma pessoa não meditar pelo menos uma hora por dia, sua neurose não será acidental. Terá sido criada por ela mesma.

Durante uma hora ela deve desaparecer do mundo para dentro de si mesma. Deve ficar tão só que nada pode invadi-la — nenhuma lembrança, nenhum pensamento, nenhuma imaginação; durante uma hora, não deve haver coisa alguma em sua consciência.

Isso fará com que ela rejuvenesça e se reanime, e libere novas fontes de energia. Ela voltará ao mundo mais jovem, renovada e capaz de aprender, com mais admiração em seus olhos e mais reverência em seu coração — de novo uma criança.
Osho

No mais, tô nem aí. Refrão e desabafo.

Tô nem aí pro futuro, pra celulite, tô nem aí para queixas datadas, tô nem aí pro telefone mudo, pros surdos, pro preço do combustível, tô nem aí se vai chover amanhã, se o presidente vai viajar, se vai voltar, tô nem aí.

Pra discussão sobre maioridade penal, violência e barbárie, tô aí. Pro fim desta impunidade que incrementa a bestialização das nossas vidas, tô muito aí.

Tô nem aí pros especuladores da vida alheia, pro Schwarzenegger, pros índices de audiência, tô nem aí se fui convidada ou preterida, quem é a primeira da lista, a segunda, a última, tô nem aí pro novo namorado da Nicole, pras declarações da Luana, quem é gay ou não, com silicone ou sem, se é virgem, se é rodada.

Pros sentimentos das pessoas, tô aí. Para seus desejos e dúvidas, para seus medos e ousadias, tô aí. Para tudo aquilo que tem consistência, para tudo aquilo que nos comove, para o leve e o denso, para a alegria genuína e para o luto, tô aí, sim.

Tô nem aí para quantas calorias tem um bife, tô nem aí pra corrida espacial, se há vida após a morte, tô nem aí pro carro do ano, pra musa do próximo verão, pro gol mais bonito do domingo, pra manchete da capa de amanhã.

Para a grosseria e a falta de delicadeza que corrói as relações, tô aí. Para a brutalidade das pessoas, pro egoísmo, pra falta de educação e civilidade, para todos que possuem uma nuvem preta acima da cabeça e a carregam pra onde quer que vão, tô aí e me dói profundamente.

Tô nem aí pro que foi decidido na reunião de condomínio, na reunião de cúpula, na reunião de mães, nas reuniões que duram mais de dez minutos, tô nem aí pro salário dos outros, pras novas tendências, pra cotação das minhas ações no mercado externo.

Tô aí pra alguns, pros meus. Tô aí e estou aqui. Estou atenta. Estou dentro. Estou me vendo. Estou tentando. Estou querendo. Estou a postos só para o mínimo, o máximo. Para o que importa mesmo. Para o mistério. A verdade. O caos. O céu. O inferno. Essas coisas.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Aos que não me enxergam

Oi, eu estou bem aqui na sua frente, mas você insiste em não me ver. Tudo bem, opção sua, cada um enxerga o que quer.

O problema é quando você, sem ter idéia de como sou, resolve dar a sua visão sobre mim.
Talvez você não se enxergue também, antes de mais nada – e assim me tire por parecida contigo. Errando completamente.

Para começar, eu faço questão de ver as pessoas ao meu redor, e isso faz toda a diferença do mundo. Percebo que todos têm algo de especial, estando aí a graça. Percebo belezas que não são minhas, estando aí o prazer.

Percebo inclusive você, parado bem na minha frente, desviando seu olhar para lá e para cá, nervoso com a minha presença, estando aí o ridículo.

Veja bem, não há o que temer em mim. Não quero nada que seja seu. E não sou nada que você também não seja, pelo menos um pouquinho.

Você não precisa gostar de mim para me enxergar, mas precisa me enxergar para não gostar de mim. Ou gostar, e talvez seja exatamente isso que você tema. Embora isso não faça sentido, já que a vida é bela, justamente, quando estamos diante daquilo que gostamos, certo?

Não vou dizer que não me irrita essa sua cegueira específica com relação a mim, pois faço de tudo para ser entendida. Por todos. Sempre esforço-me ao máximo para que isso ocorra, aliás; então, a sua total ignorância a meu respeito, após todo esse tempo, nós dois tão perto, mexe, sim, levemente, com a minha paciência.

Se for essa a sua intenção, porém, mexer com a minha paciência, aviso que anda perdendo sua energia em besteira, pois um mosquito zumbindo em meu ouvido tem um efeito semelhante. E, se me dou ao trabalho de escrever esta carta para você, é porque sei que você também não será capaz de enxergar o que há nela.

Explicando melhor: preferiria que você me esquecesse, mas até para poder esquecer você vai ter que me enxergar. Enquanto não me olhar de frente, ao menos uma vez, ao menos por um segundo, vai continuar assim, para sempre, fugindo sistematicamente da minha imagem – um escravo de mim, em fuga constante, portanto.

Pode abrir os olhos, vai ver que não sou um bicho-de-sete-cabeças. Sou bem diferente de você, como já disse, mas isso é ótimo. Sou melhor que você em algumas coisas, pior que você em outras – acontece. No que eu for pior, pode virar para outro lado; no que eu for melhor, cogite me admirar. “Olhos nos olhos, quero ver o que você faz...”* Sempre quis cantar isso para alguém. “Olhos nos olhos, quero ver o que você diz...”*

Pronto, um sonho realizado. Já estou lucrando com a nossa relação, só falta você.
Basta ver o que eu posso lhe mostrar e enxergar o que eu posso ser para você.

* Trechos da música OLHOS NOS OLHOS, de Chico Buarque

PARA TER OPINIÃO PRÓPRIA:

1. leia muito,
2. escute,
3. debata antes de decidir,
4. escreva (para fixar),
5. só então pense!

"A vida é como andar de bicicleta. Para que haja equilíbrio é preciso se manter em movimento." (Albert Einstein)

terça-feira, dezembro 01, 2009

O Ego e as Relações Profissionais

Ego é o centro da consciência de um ser humano. É a somatória de idéias, pensamentos, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, a consciência que cada ser tem se si, à percepção da própria identidade e, até mesmo, ao orgulho próprio.
O Ego, por passar uma sensação de consistência, tenta contrapor-se a qualquer coisa que possa ameaçá-lo. E é exatamente aí que ele se torna perigoso nas relações profissionais. O Ego está intimamente ligado ao orgulho próprio, mas não é só isso. Via de regra, quando o ego é exagerado ele se torna prejudicial, pois a pessoa perde a visão sistêmica, deixa de entender a dinâmica do todo, de perceber que não está só, que todas as suas ações têm consequências e, com as escolhas voltadas apenas para si mesma e para o próprio benefício, ela deixa de ter os melhores resultados.
No entanto, quando o Ego faz a pessoa confiar em si mesma e valorizar o seu potencial, ele pode ser altamente positivo. Porém, se ele ofusca a "visão" de um profissional que se sente "o melhor dos melhores" e, com isso, torna-se prepotente e arrogante acabando com a sua capacidade de trabalhar em equipe o ego pode ser maléfico. E mais, sua vida pessoal também sofre as consequências, pois estes profissionais normalmente possuem seus relacionamentos prejudicados.
A expressão "Ego Inflado", refere-se a um aparente excesso de confiança em si mesmo, um sentimento de superioridade aos demais, e isso transparece em condutas arrogantes. Comumente, essa máscara esconde um sentimento de inadequação, de inferioridade e de insegurança. A pessoa coloca-se como dona da verdade, fechando-se para as contribuições dos colegas, tornando-se menos colaboradora pela necessidade de se destacar ou dominar os demais.
Um profissional com "ego inflado" pode até ser competente, mas apresenta dificuldade no trabalho em equipe, porque carece de inteligência emocional e de inteligência social e isso prejudica totalmente sua carreira.
É possivel uma pessoa ter confiança, e dar-se o devido valor, sendo humilde, isso acontece quando ela não se compara com os outros, quando não usa suas conquistas e habilidades como meio de provar aos outros que são piores, quando não fere os valores dos outros à sua volta.
Muitas vezes, pessoas que conquistam bens materiais ou posições de destaque tendem a confundir-se com seus egos. E precisam urgentemente perceber que não somos a imagem criada por nossas profissões ou conquistas. Somos uma essência bem mais profunda do que essa superficialidade. O silêncio interior permite que possamos ouvir mais do que falar. A paz de espírito, permite que não precisemos provar nada aos outros o quão bons nós somos. Todos nós, todos os seres humanos, somos dignos dessa essência. Temos o nosso "lado iluminado" e, quando permitimo-nos trazê-lo à tona, tornamos pessoas do bem, ímãos de pessoas, ímãos de negócios de sucesso, de extraordinária liderança e, consequentemente, recebemos mais em nossa vida daquilo que realmente tem VALOR.